Cemitério iluminado em Charqueada ganha apelido de 'estádio de futebol'

A Prefeitura colocou 40 holofotes no local para prevenir furtos nos túmulos.
Até vizinhos passaram a se beneficiar com o sistema de iluminação da área.

Com luzes, cemitério de Charqueada ganhou apelido de 'estádio de futebol' (Foto: Thomaz Fernandes/G1)

Há aproximadamente dois anos, a Prefeitura de Charqueada (SP) decidiu combater os furtos a túmulos no Cemitério da Paz iluminando o local com 40 holofotes em volta do terreno. O vigia noturno e a pequena lanterna deram lugar ao sistema, que logo foi apelidado de "estádio de futebol". Desde então, a Guarda Municipal garante que não houve mais ocorrências. Até mesmo os moradores de chácaras vizinhas relataram benefícios com a iluminação do local.

O comandante da GM, Antônio Cândido Rosa, explicou que, apesar de curiosa, a iluminação do cemitério inibiu ações criminosas. "Antes era perigoso até para o vigia andar entre os túmulos no escuro, sem saber se havia alguém escondido. Agora, basta entrar no cemitério e o guarda já tem visão do terreno inteiro", afirmou. Ele explicou que o aumento da visibilidade também inibiu a entrada de criminosos.

A lista de objetos furtados no cemitério é extensa. Já foram levados vazos de bronze, imagens de santos, alças de túmulos e até mesmo fotografias dos mortos. Em geral, os crimes estavam associados ao uso de drogas. "Esses objetos geralmente eram trocados por entorpecentes com traficantes", explicou Rosa.

O subinspetor da Guarda de Charqueada, Donizeti Novais, de 57 anos, mora ao lado do cemitério e conta que, no passado, acordou diversas vezes no meio da noite com o barulho de um martelo usado pelos ladrões para a retirada dos objetos. "Agora eu não ouço mais o barulho daquele martelinho a noite inteira furtando coisas daqui", afirmou.

VizinhançaA luz dos holofotes acaba iluminando as ruas em volta do cemitério e influenciando a vida dos vizinhos. Mesmo à noite, crianças e adolescentes jogam vôlei e futebol com a ajuda da iluminação do "estádio". A dona de casa Roseli Aparecida de Camargo Araújo, de 50 anos, sempre morou em frente ao local e garante que sair ou voltar para casa à noite se tornou mais seguro. "Eu nunca vi um cemitério iluminado em minha vida, mas acabou sendo bom para todos os vizinhos", completou.

Fonte: G1

Assassinato cruel (Otávio, Gaia, Gaio)

Uma onda de crimes vem acontecendo em nossa "pacata" cidade, desta vez com muita crueldade. Neste  sabado de rodeio 20/10, Otavio (vulgo Gaia) foi cruelmente assassinado, alem de tiros, com aparencia de espancamento e ainda foi carbonizado pelos autores do crime. Tudo ocorreu proximo ao bairro Alvorada.

Va em paz e que Deus o tenha

Materia do G1:

Homem é espancado, baleado e tem o corpo queimado em Charqueada

Rapaz de 32 anos de idade foi morto no bairro Alvorada no domingo.
A Polícia Militar do município prendeu dois suspeitos do assassinato.




Um homem de 32 anos foi assassinado com requintes de crueldade neste domingo (21) emCharqueada (SP). O rapaz, que era usuário de drogas, foi espancado, levou três tiros e ainda teve o corpo queimado por dois traficantes. O crime ocorreu em uma área verde localizada no bairro Alvorada.
O rapaz teria ido até o local comprar entorpecentes e, após uma discussão com a dupla que comercializava o material, começou a apanhar. Em seguida, um dos agressores disparou três vezes contra o rapaz. Na sequência, o outro se dirigiu a um posto de combustíveis próximo para comprar gasolina. Na volta, os dois atearam fogo no corpo da vítima.
A Polícia Científica de Piracicaba (SP) foi acionada para acompanhar o caso. Os dois suspeitos do homicídio foram presos pela Polícia Militar de Charqueada.

fonte: G1

Assassinato em Charqueada ( Canibal)


Um rapaz de 25 anos (vulgo Canibal) foi assassinado nesta quarta-feira (3), às 21h30, na frente de uma casa onde ocorria um culto evangélico no Jardim Solar, em Charqueada (SP). Adriano Rosa Alves acompanhava a celebração quando uma moto parou em frente à residência e um dos ocupantes o chamou. Ao sair na porta, a vítima levou uma facada e depois um tiro.

Segundo testemunhas, o homicídio foi cometido pela prima da esposa da vítima e pelo marido dela. De acordo com a Guarda Municipal, o homem foi levado com vida ao Hospital Municipal de Charqueada. A facada atingiu o tórax e o tiro, a cabeça. Ele morreu instantes depois de dar entrada na emergência.

Conforme o relato da esposa da vítima à GM, os dois casais teriam brigado horas antes do crime. No momento em que viu os suspeitos chegando ao culto, a mulher pediu para que o marido não saísse para atendê-los. Os acusados fugiram do local. O caso será investigado pela Polícia Civil de Charqueada.